quarta-feira, março 02, 2005

Raízes do Som: o passado revisitado.

Este projecto resultou da necessidade de reflectir sobre o nosso património cultural, nomeadamente o património da musicologia tradicional portuguesa. É um projecto inovador, na medida em que poderá proporcionar a aproximação a um género de música que importa preservar e promover e que já teve um papel preponderante num contexto mais rural.
A abordagem a este tipo de música e às práticas rituais e culturais a ela associadas, poderá contribuir para o conhecimento da cultura de transmissão oral, das raízes das tradições rurais, permitindo, por sua vez, reflectir sobre as bases da nossa identidade e património.
Através desta iniciativa procuramos demonstrar qual a situação actual da música tradicional e tirar algumas conclusões quanto à sua revitalização e às várias formas e funções que foi conquistando nas sociedades contemporâneas.

Pretendemos através das várias actividades, como os workshops, seminários, exposições, projecções de filmes documentários, concertos e animações de rua, criar um novo espaço para a música tradicional, permitindo, por um lado, a sua integração na sociedade actual e por outro, a possibilidade do seu ressurgimento e revitalização.
Esta iniciativa reúne, num só encontro, espectáculos de música, exposições sobre instrumentos tradicionais, seminários onde se abordará a problemática da possível integração das tradições nas sociedades contemporâneas e será um espaço de encontro entre músicos profissionais e tocadores, para os quais a música tradicional fez parte integrante da sua vida.
Queremos trazer a Évora, sons de outros lugares, que irão emprestar ao encontro uma dimensão nacional e internacional. As várias actividades serão realizadas na nossa cidade, mas não servirão apenas a população local, na medida em que os participantes, músicos, formadores, conferencistas e animadores, e o público em geral virão também de várias zonas do concelho, do país e até da vizinha Espanha.
Teremos tocadores, cantadores e grupos de música que de uma forma mais erudita ou mais tradicional demonstrarão as sonoridades deste género musical. Estarão presentes investigadores; formadores e construtores que apresentarão as técnicas e a construção de alguns instrumentos musicais, através dos workshops. Documentaristas e outras personalidades ligadas ao cinema responsabilizar-se-ão pelos debates em torno de documentários sobre o tema e animadores dinamizarão as várias actividades de rua.

Sem comentários: