quinta-feira, fevereiro 15, 2007

SONS DO VAGAR

Sons do Vagar resultam de uma visita à memória vocal e instrumental do Alentejo.
As mudanças que se fizeram sentir na sociedade rural nos últimos 50 anos desencadearam transformações nos momentos de sociabilidade e nas práticas musicais que lhes estavam associadas, o que fez repensar as noções de tempo e espaço. Despertos pelas memórias de um passado que transporta as suas sonoridades, os Sons do Vagar procuram, numa lógica própria do seu tempo, reinterpretar e transportar para o presente estas práticas, reproduzindo os ambientes musicais que num contexto rural surgiam como contraponto ao trabalho do campo, dando espaço àqueles momentos em que o "vagar" lhes permitia as práticas rituais religiosas ou a folia festiva.
Sons do Vagar juntam um instrumentista e duas vozes femininas que dão corpo a uma ideia que pretende ser uma singela manifestação de apreço e reconhecimento da nossa identidade musical.
Do "peditório" à "alvorada" o tamborileiro anunciava a festa, e as vozes das mulheres despertavam nos primeiros cantos ao S. João ou ao Menino Jesus, para mais tarde nas noites de Quaresma gritarem as lamentações religioso/pagãs da Semana Santa. Com a Primavera, à porta do "monte" ou no terreiro da aldeia, entoava-se a viola acompanhando as vozes
na descrição da paisagem e amores anunciados...era o ciclo.


Elenco artístico é composto por:
Isabel Bilou - Voz.
Susana Bilou Russo - Voz e percussões.
Gil Nave - Tamboril, viola campaniça, flauta de pastor e concertina



Sem comentários: