quinta-feira, fevereiro 15, 2007



SONS E CANTOS DA TERRA

Bombos e Adufes da Casa do Povo do Paúl


Casa do Povo do Paul, onde se encontra o Rancho Folclórico do Paul e o Grupo de Danças e Cantares, Grupo Etnográfico e Convívio de Idosos do Centro Paroquial de Assistência Nossa Senhora das Dores, Associação Paul Cultural Desportivo, Corpo Nacional de Escutas - 506, Ass. Desportiva Cultural Paulense (Filarmónica do Paul), Jovens Séc. XXI, Associação Caça e Pesca e Associação de Produtores Florestais, Núcleo Sportinguista "Amigos de Alvalade" e Casa do Sport Lisboa e Benfica do Paul.

Etnografia

A etnografia do Paul está ligada à agricultura, à vida quotidiana ligada à árdua actividade do campo expressa em canções onde predominam os motivos de trabalho e amor.
Os adufes e bombos, usados pelos ranchos folclóricos da região, foram recolhidos no Paul em 1938; os adufes são instrumentos típicos antigos feitos à mão na região. Os bombos, feitos no Paul, são feitos de pele de cabra, curtida, a qual ao passar do tempo vai ficando fina e rebenta com o uso. A substituição da pele dos bombos é feita pelos tocadores dos instrumentos.


Sem comentários: