
"Bardoada" - O Grupo do Sarrafo é um grupo de percussionistas de Pinhal Novo, que utiliza, na construção do seu imaginário rítmico popular, instrumentos como Bombos, Timbalões e Caixas. A partir disto, preenche as suas actuações com muito boa disposição e vários momentos de interacção com o público.
O Grupo tem vindo a desenvolver a sua actividade sobretudo através da participação em desfiles, corsos e espectáculos, realizando uma média de 40 actuações por ano - contando actualmente com cerca de 22 elementos, todos executantes de percussão.
Os Bardoada nasceram em 1997, após uma acção de formação promovida pela Câmara Municipal de Palmela, tendo logo participado no FIG desse ano (o Festival Internacional de Gigantones de Pinhal Novo)- uma festa que envolve vários grupos nacionais e estrangeiros de música e teatro de rua.
Entretanto, 2001 é o ano em que o grupo consolida definitivamente a sua importância no contexto do Pinhal Novo - onde a Câmara Municipal de Palmela convida os Bardoada como parceiros na oragnização do FIG 2001, um reconhecimento que, de resto, vem alinhado com todo o apoio que a Autarquia vem dando ao grupo, quer na compra de instrumentos e dos uniformes, quer no transporte dos músicos.
